top of page
Buscar
Foto do escritorcarolineotubo

Relatório

Relatório do Robô Gladiador


1) Objetivo do trabalho: Desenvolver um robô, em grupo, que envolvesse nossos conhecimentos físicos sobre mecânica e elétrica, cujo objetivo é fazer com que o robô se movimente com a ajuda de eletricidade.


2) Procedimento de construção:

Parte Mecânica: https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/como-ficou

https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/parte-externa-quase-pronta


Parte Elétrica: https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/parte-elétrica


Foram acrescentados, por fim, os espetos com suas respectivas agulhas.


3) Foto do projeto final


4) Dificuldades e soluções: No quesito grupo, não houveram problemas envolvendo as integrantes, já que todas fizeram suas devidas partes. Já no robô, quando estava no período de testes, apresentou um problema em uma das chaves do motor, que logo foi resolvido com a ajuda do Bettoni (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/problema-quase-resolvido). Durante a sua construção, resolvemos trocar o papelão para um mais grosso, já que o anterior não conseguia dar sustentação ao robô, para proporcionar uma maior sustentação a ele (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/substituição). No blog, houve um problema em uma postagem de um vídeo, que por problemas no site não conseguimos realizar (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/erro-na-transferência).


5) Grandezas físicas envolvidas no robô gladiador e suas ligações com o mesmo: Energia Mecânica, responsável pela locomoção do robô; Energia Elétrica, responsável pelo funcionamento elétrico do robô. Força de atrito, que é a força contrária ao do robô. Força normal, que puxa ele em direção a Terra.


6) Testes realizados: Foram realizadas 2 tentativas na escola, onde a proposta era realizar um 8. Na primeira tentativa (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/quase-um-oito), não conseguimos fazer o 8 completamente, mas na segunda tentativa conseguimos fazer o 8 com sucesso (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/agora-sim-um-oito-completo). Fora esses realizados na escola, realizamos mais 7 testes em nossas casas.


7) Escolher um físico (importante) brasileiro e mencionar seu trabalho e alguma relação com o robô gladiador: Miguel Nicolelis, foi considerado pela revista Scientific American como um dos 20 cientistas mais influentes do mundo. É um neurocientista, que estuda formas de devolver a movimentação para pacientes paraplégicos e tetraplégicos. Seu estudo mais recente sobre o assunto, e o que vem chamando mais atenção, é sobre as tempestades neurais, que consistem em pequenas ondas elétricas que espalham-se pelo cérebro por alguns milissegundos. Mesmo sendo fraca, essas ondas podem ser medidas com eletrodos conectados ao cérebro, o que resulta em um tipo curioso de som. Esse som serve como um código, que foi identificado e decifrado pela equipe do neurocientista, que reproduziu em um artefato mecânico, como braços e pernas robóticos, o movimento que o cérebro pretendia executar no corpo do animal, criando assim uma interface cérebro-máquina que dispensava o corpo da cobaia. Assim como o trabalho do neurocientista Miguel Nicolelis, o nosso trabalho envolve mecânica e eletricidade, onde o robô é movido e controlado pelo controle, que é ligado a uma bateria, onde é responsável pela distribuição de eletricidade nos comandos do robô.


8) Conclusão do trabalho: Tivemos um ótimo trabalho em grupo, onde pudemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, proporcionando uma experiência única.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Correção do relatório

Relatório do Robô Gladiador 1) Objetivo do trabalho: Desenvolver um robô, em grupo, que envolvesse nossos conhecimentos físicos sobre...

Vitória!

Na última sexta-feira, dia 09/11, ganhamos a competição com nosso robô gladiador. De 14 disputas, perdemos apenas 2.

Agora sim, um oito completo

Sexta-feira (19/10), houve mais uma tentativa de fazer o oito e nós conseguimos. Depois de resolver o problema com a chavinha e com a...

Comments


bottom of page