Relatório do Robô Gladiador
1) Objetivo do trabalho: Desenvolver um robô, em grupo, que envolvesse nossos conhecimentos físicos sobre mecânica e elétrica, cujo objetivo é fazer com que o robô se movimente com a ajuda de eletricidade e realizar a prova mínima, que é fazer um 8 completo.
2) Procedimento de construção:
Parte Mecânica: https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/como-ficou
https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/parte-externa-quase-pronta
Parte Elétrica: https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/parte-elétrica
4) Dificuldades e soluções: No quesito grupo, não houve problemas envolvendo as integrantes, já que todas fizeram suas devidas partes. Já no robô, quando estava no período de testes, apresentou um problema em uma das chaves do motor, que logo foi resolvido com a ajuda do Bettoni (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/problema-quase-resolvido). Durante a sua construção, resolvemos trocar o papelão para um mais grosso já que o anterior não conseguia dar sustentação ao robô, para proporcionar uma maior sustentação ao robô (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/substituição). No blog, houve um problema em uma postagem de um vídeo, que por problemas no site não conseguimos postar (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/erro-na-transferência).
5) Grandezas físicas envolvidas no robô gladiador e suas ligações com o mesmo: A força de atrito cinético (ou dinâmico) é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo. Está presente no robô gladiador, no momento que o robô se movimenta para os lados, ou para trás ou para frente. O Deslocamento é uma grandeza vetorial definida como a variação de posição de um corpo em um dado intervalo de tempo. É dado pelas diferenças entre as posições final e inicial. No robô, está presente no momento em que ele começa a se movimentar (inicial) e no momento em que ele para (final). A velocidade é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em um determinado tempo. É a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca. O robô apresenta uma velocidade a partir do momento em que se move. A aceleração é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia. Quando o robô está em movimento, é necessário ter uma velocidade para que se movimente em um determinado tempo. A massa é a quantidade de matéria de qualquer corpo, assim, o robô apresenta certa quantidade de massa.
6) Testes realizados: Foram realizadas 2 tentativas na escola, onde a proposta era realizar um 8. Na primeira tentativa (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/quase-um-oito), não conseguimos fazer o 8 completamente, mas na segunda tentativa conseguimos fazer o 8 com sucesso (https://carolineotubo5.wixsite.com/grupo7-3a/blog/agora-sim-um-oito-completo). Fora esses realizados na escola, realizamos mais 7 testes em nossas casas.
7) Escolher um físico (importante) brasileiro e mencionar seu trabalho e alguma relação com o robô gladiador: Leandro Aparecido Nogueira de Paula, possui Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Física e Matemática Aplicada pela Universidade Federal de Itajubá (2008) e Doutorado em Ciências na área de Física pela Universidade de São Paulo (2013). Estágio pós-doutoral no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2014) e University of Western Australia (2016) em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui uma tese sobre a otimização do sistema de transdução paramétrica do detector de ondas gravitacionais, onde trabalhou em desenvolver um modelo de transdutor paramétrico de alto desempenho do tipo cavidade reentrante supercondutora para ser implementado no detector brasileiro de ondas gravitacionais. Esses transdutores monitorarão as vibrações mecânicas de uma massa ressonante esférica. Várias geometrias, materiais e métodos foram testados e comparados para otimizar parâmetros como os fatores -Q mecânico e elétrico. Neste modelo, o acoplamento mecânico com antena é feito por contração térmica e o acoplamento elétrico com o circuito externo é feito por acoplamento eletromagnético remoto. Esse trabalho procurou construir um transdutor paramétrico, para inserir e ajudar o detector brasileiro de ondas gravitacionais. Esses acoplamentos são utilizados para unir e fazer uma interação entre dois sistemas maquinários. O trabalho do Dr. Leandro usa mecanismos mecânicos e elétricos, para o funcionamento do transdutor. Como o nosso robô, que usa esses mesmos meios para seu funcionamento. Antes do resultado final, foram testados vários tipos de materiais para um melhor funcionamento do equipamento. Assim como o nosso robô, que antes do resultado final, foi analisado qual tipo de material seria o melhor para obter um melhor funcionamento.
8) Conclusão do trabalho: Nós atingimos todos os objetivos. Construímos, fizemos a prova mínima, pesquisamos conceitos, colocamos em prática nossos conhecimentos e, além disso, ganhamos a competição do robô gladiador em primeiro lugar. Com muito sucesso, finalizamos o trabalho.
Comments